Você está aquí: Home > Projectos

Projectos

Europa/África

GEO Proyectos Europe/África

América

GEO Proyectos América

Ásia

GEO Proyectos Asia

Projectos com participação da Equipe Técnica da GEO.


img projecto portugal 2020

Designação do projeto | GEOSPOT
Código do projeto | 10935
Objetivo principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | GEO-GROUND ENGINEERING OPERATIONS, PRODUTOS E SOLUÇÕES DE ENGENHARIA E GEOTECNIA LDA.

Data de aprovação | 25-05-2017
Data de início | 01-10-2016
Data de conclusão | 01-10-2018
Custo total elegível | 513.734,96 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 205.493,98 EUR

O projeto teve como objetivo conceber e desenvolver uma nova solução integrada para a produção, armazenamento e alimentação de fluidos de estabilização para elementos de fundação. Assenta em técnicas e materiais tecnologicamente avançados, que permitem aumentar a produção e desempenho da obra, reduzem tempos e custos de preparação, e beneficiam a logística, gestão da operação e mobilidade. No primeiro ano de projeto chegaram à fase de protótipo uma solução de armazenamento e outra de mistura de fluido de estabilização com capacidades de produção de 44m3/h e de 22m3 de armazenamento de fluido de estabilização por unidade. Estas soluções, devido a um peso inferior a 200 Kg, rompe com o que há ao dia de hoje e requer apenas curtos tempos de montagem e desmontagem sem o auxilio de equipamento, o que torna esta solução versátil na mobilidade e utilização.

No segundo ano de projeto foi possível chegar a uma versão de protótipo de armazenamento muito mais reforçada e melhorada do que a obtida no primeiro ano de projeto, (versão validada no terreno isto é, contexto de obra) e de mistura que permitem armazenar e processar cerca de 20-22 m3 a diferentes condições operacionais químicas e físicas. Estas soluções cumpriram os objetivos propostos quer de utilização quer de tempos de montagem e desmontagem otimizando assim os processos de operação e logísticos envolvidos em obra.

Foi também possível desenvolver um protótipo à escala laboratorial de uma solução para produção de mangueiras in situ e customizadas de acordo com necessidades especificas. Com este protótipo foi possível fabricar mangueiras com 15mm de diâmetro externo, 8 mm de diâmetro interno e 100mm de comprimento. Estas mangueiras revelaram não sofrerem desgaste numa gama de pH1-14 quando expostas durante 48h a estas condições, bem como zero fugas na sua superfície lateral, reunindo assim condições promissoras para serem projetadas para scale-up e implementar (processo e produto) no terreno.


img